segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cibercultura: um jeito novo de pensar educação

Há muito a literatura da comunicação já aponta a Cibercultura como ferramenta importante a ser estudada de forma profunda e estruturada. Pierry Levy há mais de uma década defende a cibercultura como tendência permanente para interligação das formas de convivência e de interação indivíduo com indivídio. Aponta também a importância para o apredizado, ampliação das redes sociais e mudanças de comportamento e consumo da sociedade.
 Levy afirma que o ciberespaço é o lugar onde não existe controle ideológico onde pode-se discutir diversos assuntos, pesquisar sobre eles tudo de uma só vez em comprometer a comunicação. Mas para a educação vale ressaltar o contexto dos hiperlinks que são apontados como benefício para pesquisa e para a conexão de conteúdos, mas remetem a superficialidade do aprofundamento e a tendência á dispersão do afaser pesquisador. Os educadores precisam atetar para essa lógica de benefício e prejuíso.

Cabe ao professor estimular a "consciência coletiva" usando o ciberespaço como ferramenta para crescimento dos seus alunos em todos os aspectos do ensino/aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário